Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

VICIADOS EM COMIDA - PROPENSOS A DOR E SOFRIMENTO

VICIADOS EM COMIDA
PROPENSOS A DOR E SOFRIMENTOS 




CUIDE DO SEU CORAÇÃO ANTES QUE UM MÉDICO TENHA  QUE FAZÊ-LO
Nicéas Romeo Zanchett 
O CORPO É UMA USINA DE ENERGIA VITAL 
                     O corpo é construído de uma combinação de produtos químicos. A quantidade é muito grande, mas para entendermos basta citar os principais elementos. Em média é feito de 75 velas, 100 ovos, um bocado de ferro, um pedaço de sabão,  fósforo suficiente para fabricar cerca de 100.000 palitos fosfóricos, um quilo de assucar, 38 litros de água e um punhado de sal.     
                     Essas quantidades variam de acordo com o tamanho de cada corpo; um simples besouro terá uma quantidade infinitamente menor do que o de um rinoceronte. As medidas acima apresentadas são de um corpo humano adulto - (em média, pois depende do tamanho de cada um).  
                     Estas substâncias comuns são todas oriundas do planeta terra. Juntas estão posicionadas de tal maneira que possibilitam o milagre da vida que é comandada pela energia cósmica pura.    
                     Todo o corpo tem um cérebro que é o "quartel general de comando". Este quartel, através do pensamento, que é uma energia invisível,  recebe as ordens diretas da energia cósmica de cada ser vivo e então produz os movimentos determinados, ou seja a ação que interfere na vida do planeta. 
                     Quando um corpo recebe parte da energia cósmica, esta transforma-se em energia vital; é o milagre da vida acontecendo. As  religiões costumam chamar esta energia de alma, já os adeptos da doutrina espírita a chamam de espírito
                      Este pacote de produtos químicos é uma máquina vivente que tem os mais diversos sentimentos.  
                     É bom ressaltar que todo este processo acontece não apenas nos seres animais, mas também em todos os seres que possuem vida; e aí podemos incluir toda a vegetação, algas marinhas, germes, peixes, árvores, etc. Cada uma delas tem sua própria função e, embora não demos muita importância, estão todos, de alguma forma, interligadas conosco. Hoje já estamos sentido na pele as dores pelos maus tratos de temos dado a outros seres vivos. A terra está sendo aquecida rapidamente porque não temos respeitados os nossos semelhantes, A NATUREZA. 
                    Por um momento lancemos o olhar para esse maravilhoso mecanismo do corpo humano.  
                    Essa máquina tem uma armação, ou esqueleto, de ossos. Esses ossos são as vigas de sustentação do corpo. Poderíamos comparar com a estrutura de ferro e concreto de uma edificação, mas, ao contrário da solidez do concreto, os ossos são ocos. Cada osso é um tubo oco e contém seu próprio fluido vital  ou medula.   
                    Os ossos humanos são 24 e mostram-se engenhosamente protegidos por tecidos cartilaginosos; eles são uma espécie de para-choques e são constantemente lubrificados pelo seu próprio e inesgotável reservatório de óleo. Se lançar um olhar para o interior dessa armação (estrutura óssea) veremos um mecanismo interessantíssimo de fornalhas, foles, artérias e bombas, que trabalham sem cessar para conservar o corpo vivo e saudável.   
                    Os músculos são os operários da fábrica que executam todo o trabalho pesado do corpo. Se não os alimentarmos direito, com produtos saudáveis, eles farão greve e iremos parar numa cama. Eles são muito fiéis ao patrão chamado cérebro; são firmes e elásticos, como presilhas de borracha. Formam um exército de 500 operários, dispostos trabalhadores, sempre prontos  a executar as ordens de seus chefes, os rins, o fígado, os pulmões e o coração. 
                    Os rins, situados de cada lado da extremidade da espinha, são um aparelho de purificação. São verdadeiras estações de tratamento e purificação. Eles separam os venenos que ingerimos e os conduzem para a bexiga. Dessa forma, o sangue vai purificado para o coração. 
                     O figado é também um armazém de provisões. Ele tem compartimentos onde armazena provisões que são indispensáveis para o bom funcionamento do corpo. Basicamente faz quatro coisas: cria a bílis para auxiliar a digestão; auxilia os rins a eliminar os venenos que ingerimos; manufatura algumas das gorduras que são necessárias ao corpo e faz as vezes de despensa para para o assucar, para ocasiões em que o corpo precisar dele. 
                     Os pulmões recebem o ar que vem pelas narinas e o distribuem  para os músculos, os ossos e o sangue, através de um complicado mecanismo, para todo o corpo. A capacidade dos pulmões é bastante grande: aspiram cerca de 400 pés cúbicos (11,327 m3) de ar, o conteúdo de um pequeno dormitório, cada 24 horas. Daí a importância de dormir com o quarto bem arejado. O ar condicionado não é nada conveniente. 
                      O coração é talvez o mais importante órgão do corpo. É o poderoso capataz da fábrica humana. Ele marca o ritmo da nossa vida e espalha o sangue para todas as partes do corpo. Cada 24 horas, o coração de um homem sadio perfaz cerca de 103.000 batidas e cada uma delas impulsiona 170 gramas de sangue, em média. Somando todo esse trabalho de arremessamento chega-se a nada menos que 12 toneladas de sangue cada dia. É, portanto, um enorme trabalho, principalmente se considerarmos que trata-se de uma pequena máquina que nunca tira férias e nem para manutenção. 
                      Os pés, as pernas, as mãos e os braços estão ligados ao corpo como se fossem raios de uma poderosa roda presos ao eixo (corpo). Eles são indispensáveis para a realização das tarefas determinadas pelo cérebro, que, através do pensamento (invisível), faz a conexão direta com a energia cósmica vital.  
                       A mão é um mecanismo muito especial. O homem é um animal privilegiado porque possui duas mãos. Elas são movidas por meio de músculos do antebraço (são 30 pares de fortes elásticos sempre prontos para trabalhar) que se combinam harmoniosamente para dar à mão seu poder e sua delicadeza. A mão é tão especial que pode levantar imensas rochas, manipular pequeninas molas de um relógio, tocar um piano, pintar uma delicada tela ou esculpir uma maravilhosa obra. Pode também suportar um pesado golpe (queda) ou escrever um poema de amor. Pode manejar um martelo e também deslizar velozmente as cordas de um violino. 
                      OS SENTIDOS
                      Sempre ouvimos falar de cinco sentidos, mas, na verdade, temos onze. Os primeiros cinco são muito especiais e por isso mais conhecidos: vista, ouvido, tato, olfato, paladar; os outros seis são: calor, frio, fome, dor, movimento e equilíbrio. 
                      O olho - O olho é simplesmente uma câmera que apanha as imagens e as envia para o cérebro. Portanto ele não vê nada, é apenas um intermediário; quem vê é o cérebro. Mas, sem esta câmera, nosso cérebro seria cego. 
                      Esta câmera é automática e muito poderosa. Para que o cérebro possa ver não somente as imagens, mas ao mesmo tempo medir as distâncias, somos dotados de dois olhos, ou câmaras). As duas câmaras estão combinadas de tal maneira que nos mostram não somente a extensão e a largura de um objeto exterior, mas também sua profundidade. Trata-se de um dos muitos "milagres" da natureza, vermos uma só coisa fazendo uso de dois olhos; do mesmo modo ouvimos um único som fazendo uso de dois ouvidos e sentimos um só cheiro usando as duas narinas. NOTA: Quando alguém está doente ou intoxicado, estas formas de ver ouvir ou cheirar se alteram. Pode ver dobrado, ficar alucinado, ouvir diversas vozes. Isto acontece muito com quem usa drogas.  
                      Felizmente a maioria das pessoas tem (ou pode ter por meio de lentes) visão normal. A medicina, especialmente neste caso, está muito avançada. Tratarei disso num capítulo específico. 
                      Muitas pessoas são daltônicas, isto é, incapaz de distinguir o vermelho do verde, ou outras cores. Algumas tem o problema e nem sabem disso; só descobrem quando alguém lhes informa qual é a verdadeira cor que está vendo. Pelas estatísticas que encontrei são cerca de 1 para cada 50 pessoas. 
                      Uma coisa muito interessante é que as mulheres tem maior capacidade de distinguir as cores que os homens. Por essa razão elas são mais seletivas. Há algumas cujo senso da cor é tão apurado que podem diferenciar cerca de cinquenta graduações de cinza. Talvez seja esta a razão porque conseguem ser ótimas decoradoras, pintoras, desenhistas, modistas.
                      O ouvido - Ouvimos como vemos, com o cérebro. O instrumento que possibilita ao cérebro a audição  é o ouvido. Ele é composta de três parte: a concha externa (orelha), o ouvido médico (tambor) de ar, situado logo dentro do cranio, e o ouvido interno (labirinto de delicadas passagens, que transportam as mensagens sonoras do tímpano até o cérebro. O ouvido interno tem outra função peculiar: dá o sentido de equilíbrio ( sem ele sentir-nos-íamos vacilantes, isto é, com enjoo (como se estivéssemos navegando num pequeno barco). Muitos imaginam que o enjoo é um problema do estômago, mas é do ouvido. Diz-se que os surdos nunca sofrem de enjoo.  
                       A pele - tato  - A pele é nossa protetora, mas ao mesmo tempo nos capacita contato com o mundo exterior. Ela nos presta três espécies de serviços:  regula a temperatura do corpo. Quando faz frio, a pele fecha seus poros e dessa forma tende a conservar o calor interno do corpo. Quando faz calor, a pele abre os seus poros e expele para fora o excesso de quentura na forma de transpiração.  A pele é também o instrumento do tato. Ela nos permite identificar se um objeto é áspero ou macio, duro ou mole, quadrado ou redondo, pontudo ou boleado, quente ou frio.   
                       De certo modo, o tato é o mais importante de todos os sentidos. Podemos ver, ouvir, provar e cheirar as coisas, mas na realidade só ficamos conhecendo quando as tocamos. É através do tato que o cego consegue ver o mundo.   
                       A diversidade do sentido do tato difere nas várias partes da pele. As partes mais delicadas estão na fronte e nas costas do antebraço. Mesmo, porém, as peles mais sensíveis podem sofrer os mais curiosos enganos. Por exemplo: a pele  é incapaz de distinguir entre o extremo calor e o extremo frio. Uma estufa muito quente e um fragilíssimo pedaço de gelo, dar-nos-iam a mesma sensação se nos vedassem os olhos. Não sentiríamos nem frio nem calor, mas apenas dor.   
                       O sentido do tato produz as nossas mais enérgicas reações. Podemos ficar indiferentes ouvindo uma voz colérica ou vendo uma face enraivecida. Mas se sentirmos uma bofetada, um murro ou um pontapé, imediatamente despertamos e nos lançamos em ação. Portanto, nossa vida é guiada pelo sentido do tato.   
                        O olfato  - O olfato é o quarto sentido importante. Neste particular alguns animais inferiores são superiores ao homem. O faro do cachorro, por exemplo, é muito mais agudo que o de seu dono. Um dos grandes mistérios da vida é o poder que tem o cão de rastrear um fugitivo através de matas e brejos contando apenas com seu delicado sentido do olfato. O cão reconhece as pessoas, não pelo seu aspecto, mas pelo seu cheiro. Para um ser humano, não há duas pessoas que aparentem exatamente o mesmo aspecto; para um cachorro, não há duas pessoas que tenham o mesmo cheiro. 
                        O sentido do olfato tem desempenhado um grande papel na literatura. Os poetas
gostam muito  de identificar as coisas belas pelo seu perfume. Diz-se que eles possuem um sentido do olfato mais delicado.  
                        Nosso sentido do olfato é uma coisa característica. Um cheiro pode ser extremamente agradável para um homem e extremamente detestável para outro. Na África existem selvagens que adoecem ao sentir o perfume de uma rosa, mas podem despertar o apetite quando inalam o fedor de restos de cozinha ou uma comida em decomposição.   
                       O paladar - gosto - Aqui chegamos ao grande problema da atual humanidade. O paladar é viciante. A gastronomia tem levado muita gente ao hospital. Esta palavra quer dizer refinamento da comida tornando-a mais saborosa e irresistível. Quando mais saborosa a comida, maior será o seu consumo e isto é um perigoso artifício que tem finalidade puramente comercial. Este perigo está em toda a parte. Para não cair nesta armadilha é preciso deixar de ver a comida como prazer gastronômico, mas sim como alimento, combustível para o corpo. 
                      Sentimos o gosto por meio da língua, notável instrumento, visto que nos permite sentir não só o gosto, mas possibilita a fala. Por mais estranho que pareça, a língua só pode distinguir quatro gostos: doce, azedo, amargo e salgado. Parece estranho que tenhamos tão poucos recursos e mesmo assim conseguir saborear todas as delícias da moderna e tentadora gastronomia. É que na verdade não saboreamos todas as diferentes espécies de gostos em nossa comida, mas sentimos o sabor porque as olfateamos.  Por essa razão é muito comum confundir cheiro com gosto. Por exemplo, quando dizemos que a banana e a maçã tem gosto diferente, na verdade estamos dizendo que elas tem cheiro diferente. Para o gosto, desajustado dos sentidos do olfato, da vista e do tato, não há diferença entre bananas, maçãs ou peras.  Todas tem o mesmo gosto ácido.
Nicéas Romeo Zanchett  

NOTA FINAL : Hoje, dia 6 de Janeiro de 2014, iniciei este blog sob efeito de analgésicos e ainda sentindo dor na perna esquerda. Mais tarde, quando estiver melhor lhes contarei minha história de dor e sofrimento que a gula me causou. 
                   Neste momento o que me importa é escrever sobre tudo que sei e que estou aprendendo com o sofrimento por ser viciado em alimentos gordurosos e bombons de chocolate. Sou obstinado e muito disciplinado, por isso mudei racialmente a minha alimentação. Estou me tratando e visivelmente melhor. A minha sorte é que não bebo nem fumo e nunca fiz uso de drogas. Conhecia bem o meu corpo de jovem e agora estou aprendendo conhecer e aceitar meu corpo de idoso (65 anos) com seus limites físicos e emocionais.
                   Minha meta, ao escrever, é ajudá-los a nunca ter que passar pelo que estou passando. 
                   Neste blog vocês encontrarão tudo sobre saúde; escrito de forma simples, mas objetiva. Não sou médico, mas sou vítima do vício alimentar e por isso vou estudar, com profundidade, a simplicidade de ser saudável. Não fomos feitos para depender de remédios. 
Feliz 2014 a todos.  
Nicéas Romeo Zanchett 

                  Hoje é dia 16 de Agosto de 2015 (dia da grande passeata para pedir que os militares voltem a administrar o Brasil - vítima de criminosos assaltantes do dinheiro público). 
                   Estou completamente curado. Segundo meu médico tenho a saúde de um garoto. 
                   Tudo aconteceu graças ao sofrimento pelo qual tive que passar; muita dor e risco de enfarte.   
                   No mundo moderno somos constantemente bombardeados por publicidade que dizem o que devemos fazer com nossa alimentação e saúde. Nos dizem que devemos tomar enormes quantidades de remédios e consumir alimentos industrializados. Tudo é comércio e a nossa saúde paga muito caro.  
                   Eu tinha cerca de 86 quilos porque podia comer tudo o que queria; agora estou com 76 quilos e só como aquilo que preciso para que meu corpo funcione saudavelmente. 
                   Minha alimentação básica é frutas - (várias vezes ao dia). , vegetais crus e cozidos, feijão, arros, ovos, e às vezes um file de frango sem gordura. Não como alimentos industrializados e nem bebo refrigerantes. De vez em quando como alguns bom-bons, mas sempre com moderação. Esse é meu pecadinho secreto.   
                   Nem mais me preocupo com o peso e até posso usar roupas feitas em alfaiates em 1978. 
                   Se eu consegui, você também consegue. 
Nicéas Romeo Zanchett 
    

                        


Nenhum comentário:

Postar um comentário